segunda-feira, 29 de julho de 2013

Documentário "The Cove" e o Japan Dolphins Day




Há quase um ano, como consequência de um conjunto de sincronicidades, vi o "The Cove", melhor documentário 2009, sobre um grupo de ativistas, realizadores e mergulhadores que acompanharam, "clandestinamente",  o crime ecológico em massa que todos os anos acontece entre 1 de setembro e março/abril do ano seguinte, na época de caça ao golfinho. Nesse periodo, os golfinhos são capturados, para a industria alimentar e para os dolfinários, enquanto atração.
No dia 1 de setembro de 2013, a campanha Japan Dolphins Day, volta a apelar à consciência humana, no sentido de respeitar a liberdade destes animais, nossos irmãos, não comprando bilhetes para espetáculos com golfinhos em cativeiro.
O documentário  surgiu numa altura em que senti uma apelo mais forte para nadar com estes cetáceos, mas  ainda tinha muitas dúvidas sobre a forma como são privados da sua liberdade, para diversão humana, nos referidos equipamentos.
Com uma visão mais abrangente da questão, o respeito pelos golfinhos, pela sua inteligência, sensibilidade e energia, diz-me que o seu lugar é junto dos seus companheiros, no mar.
Não desisti de estar próxima deles e, uma vez mais, fruto de sincronicidades, fiquei a conhecer o projeto Espaço Talassa, nos Açores, que espero "experimentar", nos próximos tempos.

Para ficar a conhecer melhor alguns projetos associados a Ric O´Barry - um dos ativistas do "The Cove", especialista em mamiferos marinhos do Earth Island Institute, fundador do Dolphin Project e autor dos livros "Behind the Dolphin Smile" e "To Free A Dolphin" e treinador, durante uma década, dos 5 golfinhos que desempenharam o papel de "Flipper" na série americana de TV com o mesmo nome,  pode visitar:






Sem comentários:

Enviar um comentário